23 de outubro de 2008

** OPA BIABÁ ODO YÁ... Salve Sereia...**


Conta uma lenda que Yemanjá, cansada de viver em Ifé,decidiu fugir em direção ao Oeste, indo instalar-se no "por do sol". Yemanjá havia ganhado de seu pai Olokun, uma cabaça contendo um segredo tão grande, que ela só deveria abrir se estivesse correndo grande perigo, ou em uma situação muito grave. Inconformado com o abandono Olófin, seu marido, mandou seu exército à sua procura.
Cercada pela tropa, Yemanjá, ao invés de se deixar prender, quebrou a cabaça dada por seu pai, contendo um líquido mágico, o que fez com que surgisse ali mesmo um caudaloso rio, cujas águas a levariam até o oceano. Mas o exército de seu marido não a deixava em paz. E foi quando o rio Yemajá foi levado até uma montanha.
A senhora das águas vendo-se desesperada, pediu ajuda a seu filho Xangô, que mandou um trovão e partiu a grande rocha ao meio, formando-se duas montanhas cortadas por um rio.
Yemanjá pode enfim seguir seu caminho rumo as águas do mar, se tornando a "senhora das águas", a maior de todas as mães...

Por seu caráter intempestivo, Yemanjá perdeu a hegemonia do mundo terrestre assumindo, desde então, domínio sobre a orla marítima em cujo movimento hora calmo, hora agitado e revolto,o que representa sua personalidade.
********ODO YÁ*****

Um comentário: